Por que é tão importante escovar os dentes antes de dormir? Preciso fazer bochecho com soluções que tenham flúor após higiene dos dentes, gengiva e da língua?

Por que é tão importante escovar os dentes antes de dormir? Preciso fazer bochecho com soluções que tenham flúor após higiene dos dentes, gengiva e da língua?

Resposta pergunta 1: Durante o sono há uma diminuição da saliva e até ressecamento bucal, em especial, pacientes que respiram pela boca (dormem com a boca aberta). Ao escovar os dentes com pastas com flúor (1000 a 1.500 ppmF) haverá maior retenção do flúor (ação anticarie) protegendo os dentes no período de menor defesa, que é enquanto dormimos. Dica de ouro: A escovação noturna com pasta dental com flúor melhora em 30% a ação do flúor, se comparada à escovação pela manhã. O efeito do flúor a noite é maior, remineralizando a parte externa do dente pela saliva. A escovação noturna é, portanto, extremamente importante para ajudar a saliva a reparar pequenas perdas minerais ocorridas ao longo do dia.

Resposta pergunta 2: Sim, é necessário fazer uso de bochecho com flúor, principalmente antes de dormir. Vamos relembrar a sequência da higiene bucal: Após limpeza da raspagem da língua devemos fazer uso do fio dental e escovação com pasta dental com flúor, a solução de bochecho com flúor vai aumentar o benefício anticarie, remineralizando lesões nas áreas que foi removido o biofilme de bactérias com a escovação. Por outro lado, nas superfícies dentais onde não removeu o biofilme de bactérias com uma correta higiene bucal, o bochecho com soluções que tenham flúor não será fixado, independente do enxágue. 

Curiosidade: Assim como as pastas dentais, os enxaguatórios bucais são regulamentados pela ANVISA através das resoluções que tratam dos produtos de higiene bucal (Resolução da Diretoria Colegiada, no 07, de 10 de fevereiro de 2015).

Dica de ouro e muito séria: Bochechos alcoólicos são absolutamente contraindicados para crianças pela possibilidade de ingestão e exposição do paladar ao álcool ou para pacientes com histórico de alcoolismo. Pacientes com restaurações de resina também devem evitar, para evitar deteriorar a matriz deste material.

Espero que tenham gostado desta sequência de matérias com dúvidas e dicas de ouro relacionadas a higiene bucal. 

Continuem acompanhando o blog. 

Grande abraço.

Dra. Renata Castro.

error: Conteúdo protegido!!