O uso do fio dental é realmente importante?

O uso do fio dental é realmente importante?

A limpeza entre os dentes por meio do uso do fio dental faz parte do autocuidado da higiene bucal e é de extrema importância, pois a gengiva que fica entre os dentes (de aspecto triangular) apresenta maior incidência de inflamação gengival e a escova dental NÃO acessa essas áreas

É necessário criar o hábito para uso do fio dental, em especial antes de dormir. A técnica deve ser ensinada pelo dentista e o paciente deve praticar diariamente até virar um hábito natural de extremo bem-estar, e trazer as dúvidas nas consultas de rotina. Para ter gengivas saudáveis é necessário fazer a remover o biofilme bacteriano, ou seja, aquela massa branca sobre os dentes, em especial no contorno da gengiva e entre os dentes, que se forma após nos alimentarmos principalmente com carboidratos, deixando a sensação de dente rugoso ao passarmos a língua

Dica de ouro: Quando há sangramento durante o uso do fio dental significa um sinal de alerta, ou seja, sangue é inflamação, e neste caso não é um motivo para deixar de fazer uso do fio dental, apenas um sinal da sua necessidade com maior assiduidade. Onde há sangramento há acumulo de bactérias, inflamação e a limpeza com fio dental e escova dental é que vai auxiliar na cura.

Não existe evidência de que um tipo de fio dental seja melhor do que o outro na redução da inflamação da gengiva, o importante é fazer o seu uso corretamente e diariamente. 

Exemplos de fios e fitas dentais:

Colgate – Fio Dental Encerado / Fio dental Menta / Fio Dental Colgate Total; Oral B – 3D White Floss, Essencial Floss, Fio Pró Saúde, Satin Floss, Satin Tape; Elmex – Fio Dental com fluoreto Amina.

Dica: O fio dental com haste é um bom recurso para as crianças/ adolescentes adquirirem o hábito ou para adultos com dificuldade no uso do fio comum. A adição de sabores como menta serve para incentivar o uso.

Dúvida frequente: Palitos podem substituir a limpeza do fio entre os dentes? Com certeza não. Palitos não removem o biofilme bacteriano e existe o risco de traumatizar a gengiva entre os dentes, sobretudo em espaços menores (dentes justos ou tortos). Ainda, na região dos dentes detrás o ângulo de inserção impediria o acesso para “limpeza”. 

Finalizo esta matéria solicitando a todos que usem o fio dental, antes ou depois da escovação, mas principalmente antes de dormir. A melhora da higiene bucal e redução do consumo de açúcar são extremamente importantes para o controle da doença cárie e lesões de mancha branca ativa.

Continuem acompanhando o blog. 

Grande abraço.

Dra. Renata Castro.

error: Conteúdo protegido!!