Qual o Papel da Ortodontia na Harmonização Facial?

ortodontia

Qual o Papel da Ortodontia na Harmonização Facial?

Já é de conhecimento, que atualmente nós, dentistas, somos um dos profissionais mais capacitados quanto o assunto é harmonização facial, além da ortodontia.

Isso porque, o sorriso é uma das características mais marcantes da face, assim como a harmonização das linhas faciais.

Mas, você pode se perguntar: “o que a harmonização facial tem a ver com a ortodontia?”.

Tudo, visto que uma anda em paralelo com a outra.

Corrigindo a mordida e a posição incorreta dos dentes podemos mudar a posição dos lábios e contorno da pele entre o lábio inferior e o queixo.

Metade dos pacientes que buscam o tratamento de ortodontia não apresentam equilíbrio entre os contornos ósseos da face e estes podem ser devolvidos, de forma natural individual, com procedimentos injetáveis reversíveis.

Muitos casos que no passado eram indicados para cirurgia ortognática associada à Ortodontia, hoje podem ser resolvidos entre Ortodontia e Harmonização Orofacial para melhora dos contornos ósseos deficientes da face, desde que não haja problemas de magnitude grave envolvendo a respiração, osso em volta dos dentes e nas articulações da ATM (articulação de encaixe do osso móvel da mandíbula com o fixo do crânio).

A boa notícia é que estes casos graves são raros.

A ortodontia caminha ao lado da harmonização facial desde o diagnóstico minucioso da face e no planejamento ortodôntico que sempre objetivou o ganho estético facial juntamente com a correção da mordida.  

No entanto, a ortodontia ficava limitada ao fator genético do paciente na melhora das estruturas da maçã do rosto, tamanho de mandíbula e de maxila, por outro lado, hoje essas limitações genéticas podem ser melhoradas com a união destas 2 áreas.

Por isso, na Odontologia, a especialidade criada pelo Conselho Federal de Odontologia é a Harmonização OROfacial.

Assim, podemos começar a mudança da harmonização facial na construção de um novo sorriso para, depois, partir às técnicas que sejam mais adequadas à necessidade do paciente e se o sorriso estiver em dia vamos direto para os tratamentos estéticos na face, dentro do que é emitido para harmonização ortofacial. 

A ortodontia

Antes de mais nada, vamos entender um pouco sobre a ortodontia.

Ela é uma área da odontologia que tem como objetivo corrigir alguns defeitos de posição e encaixe dos dentes superiores em relação aos inferiores e também outros defeitos faciais relacionados.

Assim, a ortodontia está totalmente ligada aos conceitos da estética, visto que, além de trazer um melhor funcionamento da mastigação e facilitar o trabalho da musculatura e manutenção da saúde das articulações dos maxilares (ATM), ela também melhora a estética dos pacientes e, consequentemente, melhora a autoestima.

Desta maneira, a ortodontia, aliada à harmonização facial, trazem saúde e beleza Orofacial ao paciente.

Entendendo mais sobre a harmonização facial

Muito falada nos dias de hoje, a harmonização facial é uma técnica, em sua maioria, não cirúrgica, com tratamento de produtos injetáveis reversíveis, distintos, que envolvem desde o preenchimento facial com volume, que traz um melhor alinhamento e correção de ângulos da face, proporcionando mais harmonia e beleza às características já existentes na pessoa,  e sem volume (apenas para estímulo de colágeno), tratamento de linhas dinâmicas e estáticas (indesejadas rugas); qualidade da pele e, quando indicado cirurgia na gordura abaixo do queixo (papada).

Cada procedimento ocorre em um plano anatômico, por isso chamamos de anatomia 3D, pois temos as camadas superficiais e profundas, no qual muda o produto e todo material que o profissional irá usar.

Muitas vezes o paciente aponta para uma região, mas o tratamento será em outra e vai resultar na melhora da sua queixa.

Por isso, eu sempre destaco que o diagnóstico é sempre individual e o planejamento por camadas da face. 

Leia também: Como Funciona a Harmonização Orofacial?

Siga nossas Redes Sociais e saiba mais sobre Harmonização Facial e Ortodontia!

error: Conteúdo protegido!!