Antes de realizar a harmonização facial, ou qualquer procedimento, é necessário fazer uma análise da face e das proporções, para saber quais áreas estão em desarmonia e qual o melhor procedimento a se realizar.
Nesta análise, são avaliados alguns pontos de cada parte da face.
Por exemplo, ao avaliar o nariz, verifica-se se é preciso modificar a ponta, seja elevando ou rebaixando, ou se é necessário corrigir a largura ou o alinhamento do dorso.
Se o canto dos lábios estiver caído (sorriso triste), avaliar a estrutura da maçã do rosto e todo terço superior da face para avaliar se a causa é pelo envelhecimento destas regiões que acabam cedendo o terço inferior (região de lábios até o pescoço) para baixo.
No caso da mandíbula, é observado se o tratamento com a harmonização facial deve proporcionar mais definição ao ângulo ou se ela deve ser alongada.
Quanto à maçã do rosto, deve-se decidir por aumentá-las ou deixá-las mais evidentes se necessário.
Vale lembrar, que, se a qualidade da pele está ruim, com aspecto “craquelado” mesmo com a maquiagem, independente de reestruturar as deficiências ósseas e volumes, toda estrutura da face faz-se necessário tratar esta pele com bioestimuladores de colágeno injetáveis, por exemplo, e não esquecer de ingerir muita água.
Para quem a harmonização facial é indicada?
A harmonização facial é indicada tanto para mulheres quanto para homens que desejam deixar o seu rosto mais equilibrado e sem aspecto de cansaço, fazendo com que todo conjunto da sua face fique mais harmonioso, valorizando sempre a sua beleza natural.
Assim, por meio da harmonização facial, equilibramos áreas como a mandíbula, o queixo, as maçãs do rosto, os lábios, o supercílio, pálpebra inferior, assim como a qualidade da pele.
Além disso, ela ajuda a melhorar as linhas de expressão, a flacidez da pele e as indesejadas rugas.
Técnicas usadas na harmonização facial
A harmonização facial engloba diversas técnicas, que dependem do objetivo do paciente e indicação do profissional.
Por isso, é muito importante procurar um profissional capacitado para a aplicação.
Em algumas delas, o resultado é visto de imediato, enquanto em outras pode levar cerca de 15 dias ou mesmo 3 meses como no caso de bioestimuladores ou lipoaspirativa 3D na gordura abaixo do queixo cujo resultado final se dá no período de 6 meses.
Dentre as técnicas, resumidamente podemos destacar:
- Preenchimento facial com e sem efeito lifting
- Botox
- Hidratação profunda da pele
- Microagulhamento para facilitar a inserção de ativos prescritos individualmente
- Peeling Line Skin
- Lipoaspirativa 3D e enzimática de papada
- Bioestimuladores de colágeno injetáveis e por meio de aparelhos macro e microfocado
Procedimentos de Ortodontia e Ortopedia facial associados de forma integrativa com a Harmonização Orofacial e entre outras áreas da saúde, objetivando oferecer o melhor ao paciente, de dentro para fora.
A harmonização facial engloba diversas técnicas.
Cada técnica será aplicada sempre depois de uma prévia avaliação e de acordo com o objetivo do paciente.
Antes de realizar qualquer procedimento, é necessário fazer uma análise da face e de suas proporções, para saber quais áreas estão em desarmonia e qual o melhor procedimento a se realizar.
Leia Também: QUAL O PAPEL DA ORTODONTIA NA HARMONIZAÇÃO FACIAL?
Nos Siga no Instagram e Saiba Mais sobre Harmonização Facial e Ortodontia!