Dental

Ortodontia Criança

Não existe melhor fase da vida para tratamento de falta de espaços, remoção de hábitos, transtornos respiratórios e do Sono do que a infância. É aos 5 anos que a criança deve passar na primeira consulta com o Ortodontista que apresenta formação em tratamento infantil, bom senso e muita experiência clínica. Faz-se necessário avaliar e tratar as irregularidades ósseas, falta de espaço entre os dentes e identificar a necessidade do tratamento integrativo com outras áreas da saúde. Algumas irregularidades dentárias e ósseas devem ser tratadas no início da troca dos dentes de leite para os permanentes, pois agravam muito rápido ainda em criança, ou seja, intervir antes dos 8 anos é ideal. A ortodontia infantil vem para minimizar a necessidade e gravidade de tratamentos complexos na fase da adolescência e idade adulta. Os tratamentos são realizados com aparelhos ortopédicos fixos 3D (na maioria) e vai muito além da criação de espaços para os dentes permanentes. A ciência evidencia estabilidade em longo prazo, saúde das ATMs, equilíbrio muscular, sorrisos mais largos e correto encaixe da mordida.

Ainda é muito comum adolescentes e adultos fazerem uso de aparelho fixo metálico ou estético de porcelana, seja ele convencional (o fio é preso ao bráquete por elásticos/metais finos) ou autoligável (o próprio bráquete tem o sistema de prender o fio). Ambos chegam ao mesmo resultado, pois o tempo de tratamento tem relação com o correto diagnóstico, técnica e experiência do ortodontista, além da corresponsabilidade do paciente no tratamento. Todos os aparelhos e acessórios de Ortodontia que a Dra. Renata Castro trabalha são de qualidade, validados pela ciência séria em pesquisas laboratoriais e clínicas, assim como os sistemas de colagem das peças nos dentes que tem na composição o flúor para proteção do dente no local onde a peça fica colada durante o tratamento.
O tratamento com o sistema Invisalign ocorre por meio da sequência de uso de alinhadores estéticos fabricados pela empresa Align Technology a partir da aprovação do ClinCheck® (planejamento virtual) pela Dra. Renata Castro, credenciada neste sistema há 10 anos e ortodontista clinica há mais de 20 anos. Um dos pontos fortes na apresentação do ClinCheck® ao paciente antes de iniciar o tratamento é ele já estar ciente da quantidade de alinhadores a ser usado, juntamente a previsão do tempo de tratamento que está diretamente relacionado a sua colaboração. No dia da instalação do primeiro alinhador serão colados sobre os dentes os attachments de resinas (na cor do dente) para otimizar os movimentos dentários, sem dispensar o uso de acessórios ortodônticos para o correto encaixe da mordida, por exemplo, uso de elásticos/miniimplantes. O tempo de uso dos alinhadores estéticos é de 22h por dia, ou seja, remove somente durante a alimentação e escovação. Se usar corretamente os resultados são excelentes, previsíveis e estáveis.

A cirurgia ortognática é um procedimento feito para corrigir severos casos de desarmonias ósseas. Sejam alterações de crescimento dos maxilares, também conhecidas como anomalias dentofaciais que podem surgir através de distúrbios genéticos do crescimento craniofacial, ou problemas nas articulações dos maxilares, e em graves problemas respiratórios pela posição inadequada dos maxilares superior e/ou inferior. Estas desarmonias repercutem diretamente na estética facial e na funcionalidade do encaixe da mordida. Portanto, não é só estético, mas funcional, pois é necessário ter a mordida, a articulação dos maxilares, a musculatura, a parte respiratória e os ossos em equilíbrio. Hoje em dia grande parte dos convênios médicos cobrem o custo de gasto hospitalar, equipe e material a ser usado no ato cirúrgico. Na consulta de retorno Dra Renata Irá indicar os cirurgiões bucomaxilofaciais que ela trabalha, pois ambos irão definir o planejamento juntos desde o início do tratamemento. Vale lembrar, que, já estamos trabalhando com cirurgias ortognáticas minimalistas. Tudo vai depender da situação individual de cada paciente.

Indicado para pacientes adultos (18+) com alteração na tonalidade dos dentes. Pode ser feito junto com o tratamento ortodôntico em pacientes que fazem uso de Invisaling, antes ou imediatamente após o término do tratamento com aparelho fixo. Normalmente a Dra. Renata associa a técnica de clareamento dental em consultório com a manutenção em casa. Em média três sessões são suficientes, mas isso não é regra. Não é utilizado laser para acelerar o processo e não é indicado o uso de cremes dentais clareadores. Em caso de sensibilidade dental prévia há necessidade de avaliar os movimentos da mordida e correção desta com ortodontia antes de fazer este procedimento, assim como cobrir áreas expostas de dentes com resinas em casos de sensibilidade. Portanto, o tratamento e escolha da técnica são individuais. Uma mudança de apenas duas ou três tonalidades pode proporcionar uma sensível diferença em qualquer sorriso.
Foi-se o tempo em que a limpeza bucal era realizada com jato de oxido de alumínio (não utilizado pela Dra. Renata Castro), flúor gel no final e escovação com motor de dentista. Hoje em dia a limpeza bucal 3D dura em média uma hora e meia a duas horas, pois além do uso sequencial de produtos específicos e validados cientificamente para remoção de manchas e polimentos de resinas existentes, realiza-se, ainda, um minucioso diagnóstico do grau de sensibilidade dos dentes, encaixe e movimento da mordida, qualidade e saúde da gengiva e saliva, para indicar de forma individualizada a melhor técnica de escovação, tipo de escova, prescrição de pasta dental, fio dental e tipo de limpador de língua. Ao final o paciente receberá uma alta dose de verniz de flúor nas cinco faces de todos os dentes. Prevenir doenças, além de mais barato é o melhor para a sua saúde.
Para maiores informações sobre os tratamentos, entre em contato.

Perguntas Frequentes

Por meio de ganho de espaço nos ossos do maxilar superior e inferior com tratamento ortopédico em crianças e adolescentes ou por meio de aparelho fixo ou sequencia de alinhadores. Deixar redondo não é a dificuldade, mas deixar redondo em equilíbrio com uma mordida de encaixe correto e estável ao longo da vida é que o que buscamos.
Normalmente associando o tratamento de ortopedia com medico do sono e otorrino. É no consultório do ortodontista que normalmente identificamos problemas respiratórios, déficit de atenção, presença de bruxismo. O que não podemos é perder a época mais oportuna para tratar o paciente de forma integrativa: fase de crescimento craniofacial.
Antes de escolher entre um e outro o paciente deve ser sincero com si próprio respondendo a pergunta: “tenho um perfil de paciente colaborador disciplinado em usar os alinhadores invisalign 22 horas/dia, removendo praticamente só durante as refeições? Se a resposta for não, talvez esteja mais indicado fazer uso de aparelhos de porcelana da nova geração, no qual são fixos, porém estéticos imperceptíveis em fotos. O fato é que ambos resolvem o problema de posições incorretas dos dentes. Otimize o seu tempo de acordo com a sua personalidade e rotina no dia a dia.
Acredito que nos dias atuais todos conheçam. Muitas propagandas com imagens de artistas. Eles estão indicados para praticamente todos os casos em adolescentes e adultos, basta ter um perfil de paciente colaborador. É prático, mas depende de você lembrar de uso e colocá-lo como parte de sua rotina.
Por meio de tratamento com estímulos de crescimento nos ossos basais, principalmente em largura e mudando a direção de crescimento para uma posição mais harmônica em equilíbrio com a respiração e musculatura facial.

Tratando de forma integrativa entre o ortodontista, otorrino e fonoaudiólogo. Cada um, dentro da sua expertise, pode auxiliar no tratamento para obtermos resultados estáveis, funcionais e estéticos.

error: Conteúdo protegido!!