Sono

Bruxismo
O Bruxismo é uma desordem funcional ao nível do sistema neural, ou seja, trata-se de um distúrbio do sono caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes. Existe diferença no diagnóstico e tratamento do bruxismo infantil e em adultos. Em crianças este distúrbio do Sono geralmente está associado a déficit de atenção (TDH) ou problemas respiratórios e/ou emocionais (vítimas de isolamento social ou piadas/pressão em casa, escola). No adulto normalmente já se tornou crônico e o estilo de vida e estado geral de saúde interferem nos sintomas e tratamentos. Independentemente da idade o tratamento é integrativo entre os profissionais habilitados em Sono, como médico, fisioterapeuta, psicólogo e dentista. Normalmente o primeiro a diagnosticar é o dentista, mas o tratamento correto é indicar para o dentista do Sono, para que ele realize o diagnóstico individualizado, solicite os exames específicos e entre em contato com outros profissionais da saúde também habilitados em sono. Não deixe de tratar! Não espere o tempo passar! Bruxismo não é normal!
A apneia do sono é um distúrbio do Sono que causa breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme. Pode estar associada a roncos altos ou ruídos sufocantes enquanto tenta respirar. Neste momento de paradas respiratórias a via aérea torna-se repetidamente bloqueada pelo relaxamento dos tecidos da garganta e da base da língua, limitando a quantidade de ar que atinge os pulmões, e o cérebro e o corpo são privados de oxigênio. Isso pode acontecer algumas vezes por noite, ou em casos mais graves, centenas de vezes por noite. Essa fragmentação do sono pode causar níveis significativos de fadiga e sonolência diurna, que são sintomas comuns da apneia do sono. Como resultado ocorre a fragmentação do sono e consequente sonolência diurna e cansaço, sintomas subjetivos e que muitas vezes não são reconhecidos pelo paciente. Nesses indivíduos um substancial aumento do risco de acidentes automobilísticos e profissionais acontece pela sonolência excessiva, que pode ser medida pelo dentista ou profissional da saúde habilitado em Sono. O dentista é responsável por dar o diagnóstico através de exames clínicos e complementares como a polissonografia do sono, sugerindo o melhor tratamento para cada caso em específico.
Para maiores informações sobre os tratamentos, entre em contato.

Perguntas Frequentes

Procure um dentista habilitado em Sono, pois o ranger dos dentes é um tipo de bruxismo do Sono e pode estar associado a outros fatores como problemas respiratórios ou déficit de atenção. O tratamento combinado entre os profissionais da área da saúde habilitados em sono, juntamente ao diagnóstico precoce e assertivo pode curar o seu filho e evitar a destruição dos seus dentes, além de melhora na qualidade de vida e concentração escolar.
Que a senhora deve escutá-lo, pois a respiração bucal do seu filho pode atrapalhar no correto desenvolvimento craniofacial e resultar em um maxilar estreito e profundo, com possível falta de espaço para os dentes nascerem corretamente. Além de falta de atenção na escola, aspecto facial de boca aberta (lábios em repouso não selados) e, o quanto antes resolver melhor. Mas, se está mesmo na dúvida consulte o seu ortodontista habilitado em sono ou mesmo uma segunda opinião de um médico do sono ou profissional médico especializado na área de Otorrino.
A apneia é um tipo de distúrbio do sono que precisa ser diagnosticado o quanto antes para identificar o grau de severidade e o tratamento mais indicado. Tem origem multifatorial e o fato de ter o maxilar inferior menor não necessariamente irá resultar em um diagnóstico de apneia associada.
O principal fator de risco para a apneia do sono é o excesso de peso corporal. Indivíduos com excesso de peso ou obesidade são mais propensos a ter apneia do sono. No entanto, também pode ocorrer em pessoas magras.
Sonolência durante o dia e cansaço, dificuldade de concentração ou até mesmo episódios de sono incontroláveis e isso ocorre pelos diversos despertares, mesmo que inconscientes, ao longo da noite; roncos altos e frequentes durantes o sono ou mesmo durante um rápido cochilo, engasgos devido às pausas respiratórias, sono fragmentado, ainda que o paciente tenha tido uma noite de sono longa e aparentemente tranquila, a apneia do sono pode gerar no indivíduo a sensação de cansaço pela manhã e sensação de sono não reparador. Ainda, perda de memória, irritabilidade e diminuição do desejo sexual.
A insônia não é considerada um sintoma comum da apneia do sono e, quando aparece, é mais frequente nas mulheres com apneia.
A boca seca ao despertar e salivação excessiva, provavelmente está acontecendo devido à respiração oral. Entenda, que, não é normal respirar pela boca, mas pelo nariz. O profissional habilitado em Sono vai te avaliar e provavelmente indica-lo para uma consulta com Otorrino e, em seguida, possivelmente um exame mais preciso como a polissonografia do sono.
A apneia do sono é mais comum nos homens do que nas mulheres. Para as mulheres, o risco de apneia do sono aumenta após a menopausa. A apneia do sono pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, é mais comum em indivíduos mais velhos.
Não. Bruxismo é um distúrbio do Sono e o tratamento é ao nível de SNC, logo, quem trata a causa primária é o médico do sono, neurologista. O dentista habilitado em Sono tem treinamento e experiência no diagnóstico da apneia do sono e do Bruxismo do Sono, que deve ser suspeitada através de uma minuciosa história clínica e exame físico. Ele estará te indicando para o neurologista do Sono de sua confiança.
Após avaliação clínica a confirmação diagnóstica se dá através da realização de um exame do sono. O exame padrão-ouro para a avaliação dos distúrbios respiratórios do sono é o estudo polissonográfico de noite inteira, realizado em clínicas/Institutos do sono, sob supervisão de um técnico, porém existem outras opções diagnósticas também muito eficazes e mais confortáveis, como a polissonografia domiciliar, realizado na casa do paciente.
error: Conteúdo protegido!!